12 junho 2018

I ENCONTRO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2018




Aconteceu no dia 12/06/2018, no Salão Nobre da Diretoria de Ensino de Jaú, o “I Encontro dos Grêmios Estudantis 2018”, que contou com a participação de alunos representantes dos Grêmios Estudantis das escolas de Jaú e região, acompanhados dos Coordenadores Pedagógicos. O encontro iniciou-se com a abertura da Dirigente de Ensino da Região de Jaú, Profª Carla Matar Karam, que falou sobre o papel dos Grêmios Estudantis nas escolas, dando voz aos estudantes, e sua importância no exercício do protagonismo e da cidadania. Em seguida, a Supervisora de Ensino Solange Cardoso realizou a leitura de um texto de Mário Sérgio Cortella, sobre dilemas éticos (escolhas e suas consequências). A Supervisora de Ensino responsável, Ângela Fuzel comandou os trabalhos nesse dia, no qual os alunos puderam ainda refletir, através de uma atividade em grupo, sobre o que é ser gremista.



Em seguida, o aluno Jonathan Miguel Camargo, do Colégio Max Beny Macena, de Bariri, contou um pouco sobre sua participação no Projeto Parlamento Jovem Paulista, no qual representou a Diretoria de Ensino com um projeto de lei que propõe assembleias estaduais de Grêmios Estudantis e falou também sobre protagonismo juvenil. Logo após, alguns alunos representantes dos Grêmios falaram sobre suas experiências exitosas em cada uma das áreas de atuação dos Grêmios Estudantis: social, política, esporte, cultura e comunicação. Relataram sobre as boas práticas os alunos: Maysa Bonatti Tonin, da E.E. Profª Idalina Vianna Ferro, Luana Lacerda Beraldo, da E.E. Profª Maria Luiza Ferreira Zambello, João Vitor dos Santos, da E.E. Profª Nelly Colleone Ravagnolli, Wesley Gabriel da Rosa, da E.E. Dr. Tolentino Miraglia, Lisandra da Silva Primo, da E.E. José Conti, Daniel Bueno, da E.E. Prof. José Nicolau Pirágine e Mariana de Oliveira, da E.E. Lázaro Franco de Moraes.


O encontro proporcionou aos presentes uma reflexão acerca do exercício da participação democrática e cidadã dos jovens na sociedade, além do desenvolvimento do espírito crítico e da responsabilidade.


Nenhum comentário: